Serviços QEC
Fique a conhecer os nossos serviços.
Certificação ISO
A Certificação de Sistemas de Gestão é um processo voluntário através do qual uma organização demonstra a conformidade do seu produto, serviço ou sistema em relação a determinadas normas estabelecidas. Através de um processo de auditoria é atestada a conformidade da organização e é emitido um certificado de conformidade.
As auditorias externas de um organismo de certificação, para além de serem uma forma de potenciar a melhoria das organizações, são a forma de obter uma validação imparcial do desempenho da organização. A capacidade de um organismo proporcionar auditorias e avaliações imparciais é atestada através da acreditação do mesmo.
Auditoria de 1ª e 2ª Parte
As auditorias internas, também designadas de primeira parte, são realizadas em nome da própria organização e são uma ferramenta através da qual as organizações podem avaliar de forma objetiva o nível de implementação de políticas e procedimentos e concluir sobre o seu desempenho.
A realização de auditorias internas por uma entidade independente garante uma maior eficácia no processo de auditoria, ao mesmo tempo que liberta recursos da organização para se focarem nas suas principais funções.
As auditorias externas de segunda parte são realizadas pela organização, diretamente ou em seu nome, aos seus fornecedores e terceirizados (subcontratados), com o objetivo de avaliar a conformidade do sistema, requisitos legais e/ou contratuais. Consideram-se uma ferramenta de melhoria que se baseia nos requisitos da sua empresa e expectativas, e requisitos regulamentares, melhores práticas e normas de referência, assegurando a avaliação de conformidade e proporcionando melhoria contínua, garantido identificar e corrigir possíveis problemas que possam afetar o cliente final. Os benefícios da terceirização das auditorias de segunda parte, destacam-se na avaliação independente, imparcial e especializada e vantagens financeiras de redução de custos e tempo despendido pela organização.